NARRAÇÃO E DRAMA EM ARISTÓTELES

N. 3 (2007) • Artefilosofia

Autor: Luisa Severo Buarque de Holanda

Resumo:

Aristóteles dedica grande parte da sua Poética à comparação entre poesia trágica e poesia épica, e à defesa da superioridade da primeira sobre a segunda. Um dos elementos comparativos é o fato de que, na poesia trágica, somos testemunhas da própria ação das personagens, ou seja, vemos agentes operando diretamente, enquanto que na poesia épica o narrador freqüentemente se posiciona entre o ouvinte e os fatos narrados. Tal distinção tem infl uência direta sobre a reação do espectador, ou do ouvinte, à poesia, pois tende a efetuar, em cada caso, uma aproximação ou um distanciamento das ações apresentadas. O presente trabalho pretende investigar em que medida as artes poéticas e, por extensão, outras artes miméticas tais como a pintura e a escultura, são capazes de realizar um duplo movimento de aproximação e de distanciamento entre os espectadores e o conteúdo representado pela obra. Para tanto, tomaremos como base tanto as observações de Poética IV quanto algumas passagens da Retórica aristotélica que se relacionam diretamente com o assunto.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/755/711

Palavras-Chave: Aristóteles,Tragédia,Epopéia,Aproximação,Dist

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP