DESEJO DE HIGIENE E DISPERSÃO EM BAUDELAIRE (A PARTIR DE NOTAS SOBRE OCASIÃO, MEDIDA E EFEITOS DO HAXIXE SEGUNDO ESTE AUTOR)

N. 3 (2007) • Artefilosofia

Autor: Teodoro Rennó Assunção

Resumo:

A primeira parte deste ensaio visa a precisar o modo sóbrio como Baudelaire trata, nos Paradis artifi ciels, das questões da ocasião e da medida no uso do haxixe e, intimamente associada a elas, da questão dos efeitos negativos – a paralisia da vontade e a dispersão – desta droga. Já a segunda parte do ensaio quer pensar também, a partir de uma sugestão de Erich Auerbach, o quanto a dispersão e o desânimo constituíam simultânea e ambiguamente o objeto mesmo das descrições não só de alguns poemas importantes de Les fl eurs du mal quanto das refl exões morais de Les paradis artifi ciels e dos Journaux intimes, ou seja: algo sem o qual a obra mesma de Baudelaire em sua especifi cidade não existiria.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/754/710

Palavras-Chave: Higiene,Dispersão,Baudelaire,Haxixe,Ocasião,M

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP