O INFANTIL E O SELVAGEM NA FILOSOFI A DA NOVA MÚSICA

N. 4 (2008) • Artefilosofia

Autor: Jessé da Costa Rocha

Resumo:

Analisa-se aqui, com base na Filosofi a da nova música, a primeira fase do compositor Igor Stravinski. O texto está dividido em duas grandes partes. A primeira avalia especifi camente a peça intitulada A sagração da primavera. A segunda analisa a ópera Renard. A pesquisa procura também explicitar as fontes teóricas utilizadas pelo fi lósofo Theodor Adorno na elaboração de sua já referida obra, em especial: Freud, Kant e Aristóteles. Conclui-se que a primeira fase de Stravinski é constituída por elementos selvagens e infantis, porque nela o compositor ora põe em cena rituais primitivos, ora se vale de contos de fadas. Adorno, por sua vez, procurou mostrar, valendo-se dos estudos freudianos, a coincidência entre as estruturas psíquicas dos selvagens, das crianças e dos neuróticos, com objetivo de desmascarar o caráter regressivo da música de Stravinski. Esse descarrilamento da música moderna em direção à barbárie estilizada também pode ser interpretado como o fracasso do projeto da modernidade apresentado por Kant, que, antes de tudo, signifi cava a saída do homem da sua menoridade.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/738/694

Palavras-Chave: Selvagem,Infantil,Stravinski,Nova Música

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP