ONTOLOGIA DA ARTE: DA ANÁLISE CATEGORIAL À NARRATIVIDADE HISTÓRICA

N. 11 (2011) • Artefilosofia

Autor: Debora Pazetto Ferreira

Resumo:

O objetivo deste artigo é investigar a análise categorial de Amie Thomasson e a concepção ontológica de Arthur Danto a respeito das obras de arte, mostrando a base comum e as diferenças entre os dois pensadores. A base comum é que ambos pretendem desenvolver uma ontologia da arte que não exclua nenhuma manifestação empírica de arte. A diferença principal é que Thomasson, ao contrário de Danto, não elabora uma definição de arte. Pretende-se mostrar que o conceito de “mundo da arte”, modelado por narrativas históricas, é o que torna a teoria de Danto mais bem sucedida em relação à de Thomasson para a apreensão do conceito de obra de arte, além de mais apta para abordar a peculiaridade da arte contemporânea.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/607/563

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP