NIETZSCHE E A CIÊNCIA: DO ROMANTISMO AO “NOVO ESCLARECIMENTO”(AUFKÄRUNG)

N. 11 (2011) • Artefilosofia

Autor: Bárbara Lucchesi Ramacciotti

Resumo:

O presente artigo visa examinar a mutação em torno da questão da ciência que ocorre entre o programa da “metafísica de artista” exposto em O Nascimento da Tragédia (1872) e o projeto de uma filosofia histórica delineado em Humano, demasiado humano (1878). Por meio deste procedimento pretende-se compreender o que significa a tarefa nietzschiana de: "levar adiante o esclarecimento” (Aufklärung). Faremos uma análise dos textos mencionados privilegiando alguns pares de opostos, que operam como guias da rede conceitual implicada nas distintas concepções nietzschiana de ciência e filosofia, tais como: arte X ciência, sabedoria trágica X racionalismo socrático, filosofia histórica X metafísica, convicção X verdade-experimento, espírito livre X espírito cativo.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/602/558

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP