“1970”: UM ARGUMENTO

N. 11 (2011) • Artefilosofia

Autor: Pedro Ramos Dolabela Chagas

Resumo:

O artigo defende que um período recente, situado ao redor da década de 1970, produziu uma descontinuidade forte na história do pensamento, inaugurando uma mudança ainda em curso. Caracteriza-se então esta mudança, em seus eixos principais. Como exemplo das possibilidades que ela inaugura, apresentam-se as implicações da sua política e da sua epistemologia para a teorização do juízo, da subjetividade e da experiência estética. Entre os temas abordados, estão o impacto sistêmico da “revolução mundial” de 1968, o aumento do interesse pelo “popular”, a quebra do cronótopo do “tempo histórico”, os conceitos de self-cause, a deslegitimação epistemológica do determinismo, as novas descrições do self (em suas implicações para a teorização da experiência estética) e as implicações da atomização democrática para o juízo estético e político.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/601/557

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP