HABITAÇÃO E HABITAÇÕES NO OCASO DA MODERNIDADE: 15 DE JULHO DE 1972, 15H32M (MAIS OU MENOS)

N. 14 (2013) • Artefilosofia

Autor: Duane H. Davis

Resumo:

Esse ensaio vale-se, primariamente, do pensamento de Merleau-Ponty para oferecer uma abordagem da habitação e das habitações. Como avaliamos nosso espaço vivido nesse ocaso da modernidade? Como habitamos? Quais são os perigos da habitação moderna e das habitações modernistas? Meu ensaio tem quatro partes. “A arte de habitar” nos remete à abordagem refletida que William Hamrick faz da base estética do valor, embora discordando do humanismo dessa abordagem. “Adeus, Minoru Yamasaki” ilumina os problemas da ênfase modernista excessiva no funcionalismo e na eficiência dos espaços vividos. “Humanismo e estrutura” chama a atenção para a abordagem que Merleau-Ponty desenvolve sobre as diferenças entre o comportamento humano e o comportamento animal em seu caminho para a elucidação da estrutura do comportamento, assim como em sua discussão da natureza. Finalmente, “O que faz de uma casa um lar?” critica o humanismo da abordagem inicial de Merleau-Ponty (e de Hamrick) e sugere, em vez disso, que nos voltemos para nossa própria animalidade para melhor compreender nossa habitação. Defendo a ideia de que nós valoramos nossas habitações esteticamente e que compartilhamos essa capacidade com as outras espécies.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/552/508

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP