SOM, SENTIDO E SUJEITO: DISCURSO E DESSUBJETIVAÇÃO EM AGAMBEN

N. 14 (2013) • Artefilosofia

Autor: Juliana Fausto

Resumo:

O artigo pretende i) mostrar como se comportam filosofia e poesia frente à ideia de Agamben de que "todo ato de palavra comporta uma dessubjetivação"; ii) investigar como o recurso poético do enjambement evidencia som e sentido como duas tensões, abalando sua equivocidade; iii) por meio da voz de Hurbinek, um Häftling de quem Primo Levi dá testemunho em "A trégua", procurar uma resposta para a pergunta de Agamben "qual a gramática do verbo 'poder'?".

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/544/500

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP