A POESIA DE HANNAH ARENDT

N. 15 (2013) • Artefilosofia

Autor: Odílio Aguiar, Rosiane Mariano

Resumo:

O presente texto faz um passeio nos poemas escritos por Hannah Arendt. Seus textos poéticos foram divididos e tomados aqui em dois conjuntos. O primeiro, é composto pelos seus poemas juvenis, escritos entre 1923 e 1926. Nesse momento, sobressai a perspectiva introspectiva; o segundo conjunto reúne os poemas escritos na maturidade, entre os anos de 1942 a 1952. Nesses, as tramas dolorosas das circunstâncias e o amor mundi marcam o tom do lirismo arendtiano. Para a análise dos versos, seguimos os extratos expostos ao longo e ao final, em alemão, da biografia de Hannah Arendt, For Love of the world, escrita por Elisabeth Young-Bruhl, e cotejamos com a tradução brasileira dessa biografia, editada pela Relume Dumará, e com a tradução de Marcos Casa Nova, contida na tradução brasileira da Correspondência entre Arendt e Heidegger editada, também, pela Relume Dumará. Embora tímida, a produção poética de Hannah Arendt indica o valor central da beleza e da linguagem na sua reflexão teórica atualmente reconhecida.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/539/495

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP