METÁFORA E ESTÉTICA NO PENSAMENTO DE PAUL RICOEUR

N. 15 (2013) • Artefilosofia

Autor: Jérôme Cottin

Resumo:

A pesquisa sobre os elementos estéticos presentes no pensamento de Paul Ricoeur é incipiente, mas promissora. Este artigo pretende esclarecer os aspectos não verbais, especificamente a transição entre o núcleo verbal de sentido e as imagens poéticas, a esfera polifigurativa da emergência de significado que Ricoeur encontrou nas inovações semânticas presentes nos enunciados metafóricos e narrativos. Pretende-se a partir dos principais textos de Ricoeur dedicados ao tema da criatividade, mas também às diversas declarações que explicitam uma preocupação e admiração em relação às obras de arte, elucidar os elementos de uma vertente estética em Paul Ricoeur. A teoria da imaginação, enquanto síntese de entidades heterogêneas, a interpretação do excesso de sentido, a noção de verdade e referência metafóricas presentes na obra de Ricoeur são alguns dos pilares dessa estética de matiz ontológica. Outra vertente explorada é a zona de semelhança entre o objeto estético e sua possível natureza religiosa e ética.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/532/488

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP