A FILOSOFIA DA ARTE E OS PRIMEIROS ELEMENTOS PARA A FORMULAÇÃO DA FILOSOFIA DA MITOLOGIA

N. 15 (2013) • Artefilosofia

Autor: Cristiane A. de Azevedo

Resumo:

Durante o século XIX, a perspectiva dominante a respeito da compreensão das narrativas míticas gregas condenava-as por sua irracionalidade e imoralidade. Os autores da chamada Ciência da Mitologia esforçavam-se por interpretar aquilo que era entendido como metáforas presentes nas narrativas. Contudo, o século XIX é testemunha também de um decisivo aprofundamento nesse campo de pesquisa. Friedrich W. Schelling (1775-1854) inaugura uma nova forma de pensar o mito e sua relação com a sociedade que o produziu. O presente artigo tem como objetivo identificar na parte geral da Filosofia da Arte – um dos primeiros escritos do filósofo - elementos que apontam para essa nova perspectiva em relação ao mito e que serão, de certa maneira, retomados décadas após quando Schelling formula a sua Filosofia da mitologia.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/531/487

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP