“A FILOSOFIA DEVERIA VERDADEIRAMENTE APENAS POETAR-SE” – A POÉTICA DOS JOGOS DE LINGUAGEM EM WITTGENSTEIN

N. 19 (2015) • Artefilosofia

Autor: Nuno Ribeiro

Resumo:

O presente texto pretende elucidar a importância da noção de “poetar” no contexto do desenvolvimento do conceito de jogos de linguagem no pensamento de Wittgenstein, após o seu retorno à filosofia em 1929. Com efeito, numa observação redigida entre 1933 e 1934 e publicada em Cultura e Valor, Wittgenstein diz poder resumir a sua atitude perante a filosofia ao afirmar: a filosofia deveria verdadeiramente apenas poetar-se. Ao longo dos diversos testemunhos wittgensteinianos encontramos inúmeros indícios que estabelecem o paralelo entre o conceito de poetar e o desenvolvimento do método filosófico wittgensteiniano, assente na progressiva produção de jogos de linguagem fictícios construídos para elucidar as hipóteses filosóficas que esse autor pretende apresentar. Assim, neste texto pretendemos mostrar de que forma a filosofia de Wittgenstein faculta uma poética dos jogos de linguagem.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/476/432

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP