COREOGRAFIA DA DESOBEDIÊNCIA: FIM DE PARTIDA DE SAMUEL BECKETT

N. 19 (2015) • Artefilosofia

Autor: Luciano Gatti

Resumo:

O artigo discute a encenação de Fim de partida realizada por Samuel Beckett no Schiller Theater de Berlim em 1967. O ponto de partida é o debate recente entre a autonomia do drama, proposta pela teoria da tragédia de Christoph Menke, a teoria do teatro pós-dramático de Hans-Thies Lehmann. O artigo sustenta que nenhuma das duas abordagens é suficiente para compreender o trabalho de Beckett como encenador, pois este exige tanto a análise da materialidade da cena, ausente no estudo sobre a autonomia do drama, quanto elementos dos gêneros épico e dramático, os quais são pouco discutidos pela teoria do teatro pós-dramático. O artigo busca demonstrar que o trabalho de Beckett como encenador, para além de sua relevância para os estudos sobre o autor, tem muito a contribuir para o debate sobre teatro contemporâneo.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/473/429

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP