UMA LEITURA ESPINOZISTA DE PERTO DO CORAÇÃO SELVAGEM

N. 19 (2015) • Artefilosofia

Autor: Gabriela Guimarães Gazzinelli

Resumo:

Este ensaio propõe uma leitura do romance Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector, com base em alguns conceitos da Ética do Espinoza, como (i) as modalidades de conhecimento sensível, racional e intuitivo, (ii) a compreensão metafísica da natureza e da necessidade das leis naturais e (iii) a bem-aventurança moral resultante da compreensão metafísica da realidade. Pretende-se mostrar que a originalidade do primeiro romance de Clarice procede da elaboração de intuições metafísicas espinozistas, mais que dos elementos de fluxo de consciência que lhe são comumente atribuídos.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/468/424

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP