DISPOSITIO: UMA LEITURA RETÓRICA DA FORMA MUSICAL CONTEMPORÂNEA

N. 19 (2015) • Artefilosofia

Autor: William Teixeira da Silva, Silvio Ferraz

Resumo:

A forma é um dos parâmetros mais presentes nas análises do discurso e, do mesmo modo, o é na análise do discurso musical. Todavia, a complexificação estrutural da música contemporânea tem tornado cada vez mais improvável um pensamento analítico sobre essa dimensão que corresponda à realidade estética de seu material. Tendo em vista que a idéia de uma forma musical surge justamente do contato que a retórica e a música vem tendo através dos tempos, a forma será discutida aqui a partir do referencial da Nova Retórica, movimento importante para a retomada do pensamento retórico no século XX. Essa tão necessária readequação epistemológica faz emergirem outras questões de ordem pressuposicional, e serão discutidas brevemente algumas delas como a questão do Tempo e das noções de Matéria e Forma. Por fim, a discussão terá sua aplicabilidade verificada através de análises formais da Sequenza XIV e de Lês Mots Sont Allés..., ambas escritas pelo compositor Luciano.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/467/423

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP