O EFEITO DO JAZZ EM A NÁUSEA DE JEAN-PAUL SARTRE

N. 21 (2016) • Artefilosofia

Autor: Artur Ricardo de Aguiar Weidmann

Resumo:

O objetivo deste estudo é analisar e discutir o papel que a música exerce no romance A náusea de Jean-Paul Sartre. Assim, em um primeiro momento se irá descrever o modo como a contingência se apresenta na obra, para em um segundo momento explicitar o efeito que a música exerce sobre o personagem Antoine Roquentin. O que será evidenciado, sobretudo, é a possibilidade de subjugar a contingência de maneira temporária em uma espécie de fuga salvacionista.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/433/397

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP