A INVENÇÃO MUSICAL EM DER VOLLKOMMENE CAPELLMEISTER [“O MESTRE-DE-CAPELA PERFEITO, 1739], DE JOHANN MATTHESON

N. 21 (2016) • Artefilosofia

Autor: Mônica Lucas

Resumo:

No mundo Reformado dos sécs. XVII e XVIII, autores de tratados sobre a composição musical, disciplina conhecida na época como musica poetica, emprestaram a sistemática e a terminologia de oratórias e de poéticas greco-latinas. A descrição mais abrangente e detalhada desta concepção musical está apresentada nos escritos de Johann Mattheson (1681-1764), músico, diplomata e homem de letras. Dentre suas obras, seu último tratado musical, Der vollkommene Capellmeister ["O Mestre-de-Capela Perfeito", 1739], contém a exposição mais detalhada disponível acerca da musica poetica. Concentrar-nos-emos, neste artigo, na primeira etapa da composição musical - inventio -, de modo a examinar mais profundamente o débito de Mattheson para com a instituição retórica latina.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/429/393

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP