O SIMBÓLICO E O DIABÓLICO NA FILOSOFIA E NA PSICANÁLISE: INFÂNCIA E INCONSCIENTE EM AGAMBEN E LACAN

N. 23 (2017) • Artefilosofia

Autor: Gabriel Victor Rocha Pinezi

Resumo:

O objetivo deste artigo é expor de que modo Giorgio Agamben dialoga com a psicanálise, especialmente a de Jacques Lacan, para sustentar sua interpretação do humano enquanto uma zona de indiscernibilidade entre natureza e cultura. Para tanto, vamos tratar aqui de duas questões retomadas pela obra de Agamben: a relação entre o conceito de infância e a noção lacaniana de inconsciente, e a caracterização do simbólico em sua relação com as técnicas de interpretação da psicanálise. Isso nos conduzirá, ao fim, a uma reflexão sobre o caráter simbólico/diabólico da linguagem, partindo das reflexões de Agamben sobre os conceitos de daím?n Eros em Platão.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1007/1049

Palavras-Chave: Amor (Eros), Fantasia,Inconsciente,Infância,

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP