O CINEMA COMO LEMBRANÇA ENCOBRIDORA

N. 23 (2017) • Artefilosofia

Autor: Diego Amaral Penha, Miriam Debieux Rosa

Resumo:

O artigo trabalha as articulações entre psicanálise e cinema destacando como as reflexões sobre a construção de uma história ficcional na arte cinematográfica contribui para o debate em torno da memória e da verdade histórica do sujeito e da sociedade, assim como a psicanálise pode contribuir para elucidar parte do funcionamento da máquina de narrar histórias que é o cinema, particularmente através da noção psicanalítica de “lembrança encobridora”. É demonstrado que tal noção permite compreender a particularidade de a experiência cinematográfica articular passado e presente em uma narrativa, que em última instância é ficcional. No cinema o que se busca na organização estético-dramática é obedecer às regras pré-estabelecidas por regimes como melodrama, comédia e tragédia, a ideia não é exatamente recuperar a experiência do acontecimento tal como foi vivida, ou seja, buscar quinhão afetivo de quem o viveu, tal como em uma análise. Este estatuto é possível devido à maneira como o cinema localiza-se como forma de arte, combinando duas poéticas distintas: a poética clássica e a poética dos signos. Tais processos permitam revelar a verdade através de uma estrutura de ficção.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/983/1047

Palavras-Chave: cinema,lembrança, encobridora,ficção,memória

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP