ENTRE ARTE E PSICANÁLISE: A ESCRITA DA EXPERIÊNCIA COMO METODOLOGIA

N. 24 (2018) • Artefilosofia

Autor: Mariah Neves Guerra, Cristóvão Giovani Burgarelli

Resumo:

O que nos olha quando vemos a arte? Como é possível pesquisar e escrever sobre isso? Partindo da proposta de uma construção metodológica que aproximasse de forma tensionada os diferentes saberes da arte e da psicanálise, este artigo apresenta uma construção que se deu a partir da relação estabelecida entre metodologias do campo da arte e a metodologia freudiana existente no texto “O ‘Estranho’” (Freud, 1996a), o qual inaugura a aproximação entre esses campos. Assim, esse artigo apresenta a metodologia Entre arte e psicanálise formalizada pelo desejo de escrita da minha experiência de estranhamento diante das fotografias de Diane Arbus. Nessa escrita, parto do meu não-saber, que constitui a minha afetação e escolha por tais fotos tensionada pela formalização da metodologia apresentada por Freud e pelos aspectos técnicos da obra que corroboram para tal efeito de estranhamento. Aqui aproximo os aspectos técnicos da obra fotográfica do que a psicanálise elaborou sobre o tema e construo uma metodologia entre arte, psicanálise e minha experiência (que comporta a angústia que me afeta pelo estranho que experimento), evidenciando o que há de singular na escrita de cada pesquisador e a possiblidade de uma estrutura metodológica que não sobreponha um saber ao outro. 

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1010/1382

Palavras-Chave: Arte,Psicanálise,Metodologia,Diane Arbus,Estr

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP