VERDADE, VIDA E PHILIA: O EIXO NIETZSCHE-DELEUZE-KIAROSTAMI

N. 24 (2018) • Artefilosofia

Autor: Susana Viegas

Resumo:

Este ensaio tem como objetivo principal delinear as origens filosóficas do conceito de ‘fabulação’ em Deleuze, conceito bergsoniano que será relacionado com a interpretação do texto nietzschiano, “Como o ‘mundo verdadeiro’ se tornou finalmente fábula”, com o objetivo de esclarecer no que consiste o terceiro tipo de imagem-tempo, o devir. Com destaque dado aos processos de devir nos documentários de fabulação, género representado por realizadores tão diferentes como Pierre Perrault, Jean Rouch, Pedro Costa, Joshua Oppenheimer, ou Adirley Queirós, iremos proceder a uma análise pormenorizada do filme Close-Up (1990), de Abbas Kiarostami. As imagens do documentário de fabulação definem-se pela ambiguidade entre ficção e não-ficção, entre autenticidade e encenação, controvérsia e choque. Qual o interesse filosófico e o alcance estético, ético e existencial desta prática artística? Qual o sentido e o valor artístico neste género?

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1154/1384

Palavras-Chave: Gilles Deleuze,Friedrich Nietzsche, Abbas Kia

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP