A CULINÁRIA REDESCOBERTA DE EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO

N. 24 (2018) • Artefilosofia

Autor: Michelle Jacob, Josimey Costa da Silva, Natália Batista

Resumo:

Para além da clássica imagem do chá com madeleines, na literatura proustiana pode-se falar em uma culinária que se desenha a partir de uma outra estética, que foge aos padrões de docilidade e simetria. Elucidá-la, a partir do texto de Em busca do tempo perdido, é o objetivo deste trabalhoO conceito de culinária é pensado aqui por uma perspectiva que o compreende como sistema cultural alimentar. Para lograr o objetivo desta investigação, foram realizadas leituras da obra e uma posterior documentação, que subsidiou a análise. Proust sugere que seu romance não representa uma sistematização em um corpo único e inteligível. Delineia-se, assim, a ideia de uma culinária indócil, que pode ser descrita por quatro características: tem a cozinha como lugar de potência; compreende a feira como espaço que instaura uma poética dos alimentos; produz um discurso sobre a escassez da guerra; é alcoólica e desvenda heterotopias. Partindo da leitura do autor, que advoga para a construção de sua obra um pathos, confirma-se que a culinária apresentada por ele não poderia ser sistematizada em um logos. Assim como na obra Em busca, ela poderia ser pensada como o estudo de grandes leis e generalidades dietéticas, como uma culinária indócil.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/955/1381

Palavras-Chave: Marcel Proust, Em busca do tempo perdido,culi

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP