BAUDELAIRE E A CONDIÇÃO HUMANA

N. 24 (2018) • Artefilosofia

Autor: Luís Otávio Hott

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo realizar um estudo da obra de Charles Baudelaire, levando em consideração a realidade inerente a ela, seu momento histórico e a sociedade na qual se inseriu o poeta. Através da apresentação da concepção Erick Auerbach da obra de Baudelaire, em seu ensaio “As flores do mal e o sublime”, em contraposição à análise que Walter Benjamin realizou da obra do autor, com o objetivo de abordar não apenas a obra do poeta, mas a importância de sua figura para seu tempo e sua sociedade. Através de métodos interpretativos diversos, os autores constroem o retrato de um poeta que é, essencialmente, bifronte, ambíguo, contraditório, sua poesia apresenta instâncias opostas que não se resolvem em nenhuma síntese. Entretanto, em ambos os autores, Baudelaire aparece como um homem de seu tempo, tanto Auerbach, quanto Benjamin, traçam o panorama de uma figura que foi exemplo da condição humana de seu tempo, submetido à degradação imposta pela sociedade burguesa, Baudelaire reclama uma dignidade que é a da própria espécie humana.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/851/1371

Palavras-Chave: Baudelaire,Condição humana,Erich Auerbach,Wal

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP