KANT APÓS O FIM DA ARTE

N. 24 (2018) • Artefilosofia

Autor: Regina Sanches Xavier

Resumo:

O objetivo geral deste artigo é trazer a noção de “mera reflexão”, isto é, a reflexão como um sentimento, a fim de pensar o problema da recepção da arte contemporânea. São curiosas as perguntas que surgem neste período de condenação da arte, quais sejam: é possível definir “o que é arte”? Quais seriam os limites desta definição após o “fim da arte”? E no nosso interesse, até onde a estética kantiana pode nos ajudar a fornecer uma leitura da arte contemporânea? Este artigo busca responder a essas perguntas depois do prognóstico hegeliano do “fim da arte”. Para discutir essas questões, o artigo está estruturado em três partes. Primeiramente percorremos a noção do “fim da arte” em Hegel. Em seguida, discutimos a noção dantiana do “fim da história da arte” e descrevemos como “o mundo da arte” constitui uma legitimação problemática para a arte contemporânea. Assim, examinamos a forma impositiva com a qual o “mundo da arte” transfigura os objetos do cotidiano em obras de arte. Por fim, propomos a apropriação do conceito kantiano de “mera” reflexão para uma noção de legitimação autônoma da arte.  

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/871/1379

Palavras-Chave: Kant, Reflexão,Arte contemporânea,Danto

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP