A FORÇA DA NATUREZA NOS DEVANEIOS POÉTICOS DE ROUSSEAU

N. 25 (2018) • Artefilosofia

Autor: Luana Geronimo Aversa, Marlene de Souza Dozol

Resumo:

Neste artigo pretendemos demonstrar como Rousseau recupera uma forma de expressão que opera uma fusão entre os gêneros filosófico e literário, estetizando a própria filosofia, a natureza, o mundo e a si mesmo pelo uso que faz de uma linguagem que, podemos definir, por uma “retórica da sensibilidade”. Quer o teórico-artista que tal linguagem se abra para a “força” da natureza e com ela movimentar a alma de seus leitores, levando a uma reforma de nível moral. Entre os textos que reabrem caminho para essa fusão, destacaremos aqui Os Devaneios do Caminhante Solitário, mais especificamente sua Quinta Caminhada, texto em que o autor explora todo o seu lirismo, sendo considerado por muitos como o mais “romântico” de seus escritos.

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/992/1485

Palavras-Chave: Natureza,Devaneios,Estética,Sensibilidade,Rou

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP