HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR E ENQUADRAMENTO

N. 25 (2018) • Artefilosofia

Autor: Claudia Pellegrini Drucker

Resumo:

As dificuldades patentes envolvidas na pergunta sobre o tratamento filosófico adequado a dar à música popular são de várias ordens.  A história da filosofia partiu da premissa que esta música não é artística, pois não é erudita, e deu prioridade à sua inserção social, definindo-a como nada além de mercadoria. Neste artigo, enfatizo que a premissa está diretamente associada a uma “narrativa mestra” em que a definição de música artística e sua história se reforçam mutuamente para excluir a música popular do âmbito da música artística.  Esta narrativa concede um lugar privilegiado à música modernista ou de vanguarda.  O que foi chamado pós-modernismo não nega a validade da história da arte, apenas a sua validade como padrão de medida (enquadramento) excludente.  A liberação diante de categorias tradicionais (ou desenquadramento) permite também suspeitar da existência de uma história incipiente da música popular, o que é feito aqui como análise de uma literatura específica.  Haveria na literatura brasileira já volumosa uma tentativa de determinar o modo de ser da música popular e, por conseguinte, os seus critérios de realização ou fracasso?

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1344/1484

Palavras-Chave: Filosofia da arte,filosofia da música,históri

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP