O FEMINISMO NEGRO E A ESTÉTICA DO SUBLIME EM MERCI BEAUCOUP, BLANCO!

N. 25 (2018) • Artefilosofia

Autor: Alice Lino Lecci

Resumo:

O presente trabalho apresenta uma crítica à performance Merci beaucoup, Blanco!de Michelle Mattiuzzi e à sua auto reflexão sobre a mesma, publicada na 32ª Bienal de São Paulo - Incerteza Viva (2016), intitulada Escrito experimento fotografia performance. Trata-se de uma análise sobre a forma como essa performance e tais escritos promovem o embate ao racismo e à discriminação por gênero e classe social, de modo a suscitar sentimentos contraditórios de choque, horror e comprazimento no seu espectador; análogos ao sentimento do sublime. Para tanto, destacam-se aspectos da história do pensamento racista no Brasil e da historiografia oficial relativa à população negra a fim de contextualizar os sentimentos de dor e horror, que permeiam tanto a experiência pessoal da artista quanto a sua representação performática. Em seguida, consideram-se as características dessa performance, que podem incitar sentimentos de prazer na observadora e no observador, como a resistência da mulher negra e a sua representação política no campo da arte e da cultura. E por fim, com intuito de concluir as possibilidades de fruição da obra em questão, tomam-se como referência, além do texto da artista, certos argumentos constituintes do conceito do sentimento do sublime, conforme apresentados por Immanuel Kant e Jean-François Lyotard. 

ISSN: 2526-7892

Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/pp/index.php/raf/article/view/1291/1482

Palavras-Chave: arte negra,performance,sublime,racismo,crític

Artefilosofia

ARTEFILOSOFIA é uma revista com avaliação por pares que publica material inédito de Teoria da Arte, Estética e Filosofia da Arte nos idiomas: português, inglês, francês, italiano e espanhol. É política da ARTEFILOSOFIA encorajar a publicação pelos pesquisadores no início de suas carreiras (estudantes de doutorado, por exemplo), bem como por pesquisadores estabelecidos.

ARTEFILOSOFIA is a peer-reviewed journal publishing original work of Art Theory, Aesthetics and Art Philosophy in Portuguese, English, French, Italian and Spanish. It is the policy of ARTEFILOSOFIA to encourage publication by researchers at the beginning of their careers (PhD students, for example) as well as by established scholars.

Revista de Estética e Filosofia da Arte do Programa de Pós-graduação em Filosofia - UFOP

Journal of Aesthetic and Philosophy of Art. Graduation Program on Philosophy – UFOP