Dogmatismo e Antidogmatismo: Kant na sala de aula

n. 7 (2001) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Autor: Rubens Rodrigues Torres Filho

Resumo:

Este é, em linhas gerais, o esquema de uma aula que, perante uma classe pouco numerosa de História da Filosofia Moderna III, visava introduzir o tema do curso. A maneira sintética que foi obrigado a adotar, pela circunstância, para essa finalidade, levou o professor à ilusão de que isso poderia interessar a mais gente e, imitando o gesto de Antônio Candido, a dar uma forma escrita ao conteúdo da preleção, que pretendia tão-somente estabelecer alguns poucos pontos – de resto, bastante pacíficos – de um momento decisivo no desenvolvimento do pensamento ocidental. A preparação desta aula foi grandemente facilitada pela leitura de alguns ensaios de Gérard Lebrun, agora reunidos em livro com o título Era uma Vez em Königsberg.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i7p67-86

Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/64763

Palavras-Chave: Kant,Dogmatismo,Antidogmatismo

Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.