A filosofia como arte, ou a “tópica indefinida” de Gérard Lebrun

n. 9 (2007) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Autor: Márcio Suzuki

Resumo:

Este texto é uma tentativa de iluminar alguns aspectos do "método" lebruniano de fazer história da filosofia. 

 

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i9p11-26

Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/64767

Palavras-Chave: Gérard Lebrun, História da Filosofia,Bergson,

Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.