A música em Schelling

n. 13 (2009) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Autor: Fernando R. de Moraes Barros

Resumo:

O presente artigo conta mostrar o papel exercido pela música no interior do pensamento de Schelling. Para tanto, espera-se indicar a maneira pela qual o ?lósofo alemão redimensiona as bases que até então davam sustentação à estética tradicional para, a partir de uma ponderação inovadora, caracterizar a arte dos sons como uma forma original de saber. 

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i13p83-94

Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/64807

Palavras-Chave: Schelling, Música, Ritmo, Modulação,Melodia

Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.