Introdução à tradução: sobre a formulação do conceito crítico de liberdade e de autonomia da vontade

n. 19 (2012) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Autor: Diego Kosbiau Trevisan

Resumo:

O que o leitor terá na sequência é a tradução de uma pequena seleção de reflexões de Immanuel Kant sobre filosofia moral redigidas, em sua grande maioria, ao longo “década silenciosa” de 1770. A escolha dos fragmentos, retirados dos volumes XVII, XVIII (Reflexões sobre Metafísica) e XIX (Reflexões sobre Filosofia Moral) da edição da Academia,1 foi motivada por um interesse interpretativo de fundo: a defesa de uma descontinuidade da filosofia moral kantiana na passagem do período pré-crítico para o crítico. Com isso se sugere que a existência de uma concepção crítica da liberdade e a formulação do princípio da autonomia da vontade como um princípio supremo da moralidade apenas se tornaram possíveis após a Dissertação de 1770. O princípio norteador para a escolha das reflexões traduzidas para este volume dos Cadernos de Filosofia Alemã foi o de mostrar, ainda que de modo rudimentar, o despontar conceitual mais bem acabado desses dois elementos conceituais centrais da filosofia prática crítica ao longo da década de 1770.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v0i19p127-133

Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/64857

Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.