Crença, razão e entendimento segundo o realismo de F. H. Jacobi

v. 19 n. 1 (2014) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Autor: Thiago Magalhães Leite

Resumo:

F. H. Jacobi permanece uma figura controversa na história da filosofia. Mesmo substancialmente presente nos debates que seguiram à publicação da Crítica da Razão Pura, sendo um dos mais radicais críticos da Crítica, Jacobi segue como uma figura de fundo, como se o seu ponto de vista não viesse de um corpo filosófico próprio. Entretanto, um olhar atento a suas obras mostra o contrário. Razão e entendimento, lógica e os fundamentos da ciência, são reconsiderados sob uma nova luz: a crença é a base de todo conhecimento, e nesse sentido a própria ciência é um saber de “segunda mão”. Gostaríamos aqui de apresentar tais conceitos e mostrar a maneira pela qual eles se voltam contra o idealismo crítico. 

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v19i1p169-188

Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/85602

Palavras-Chave: Jacobi, Kant, filosofia transcendental,,Aufkl

Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.