Exercício de leitura de “Anotações ao pensar filosófico”, de Theodor W. Adorno

v. 19 n. 2 (2014) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Autor: Marcos Nobre, Adriano Januário

Resumo:

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma análise de Anotações ao pensar filosófico de Th. W. Adorno, traduzido para este mesmo número dos Cadernos de filosofia alemã. Com o intuito de produzir um texto que possa auxiliar a leitura de Anotações e, ao mesmo tempo, apresentar uma possível interpretação, tomamos cada parágrafo da tradução oferecida aqui como unidade mínima, com o objetivo de mapear o texto. Apesar da reiteração feita por Adorno - a de que "filosofia não se resume" -, julgamos que a proposta de análise oferecida aqui pode ajudar o leitor a realizar uma primeira leitura.  

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v19i2p39-65

Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/90815

Palavras-Chave: pensar, filosofia,Th. W. Adorno, experiência

Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.