Introdução aos excertos de Marx sobre James Mill (1844): ou sobre o reconhecimento

v. 21 n. 1 (2016) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Autor: Luiz Philipe de Caux

Resumo:

O artigo apresenta e justifica de forma sucinta a tradução dos “Excertos do livro de James Mill ‘Éléments d’économie politique’”, escritos por Karl Marx à época dos Manuscritos Econômico-Filosóficos (1844). Nestas anotações, além de se debruçar sobre os temas tratados nos Manuscritos (dinheiro, alienação, ser genérico, trabalho, propriedade privada etc.), Marx trata de forma única no corpo de sua obra o tema do reconhecimento como tomado de Hegel, conceituando as relações no interior da sociedade civil como relações conflituosas de reconhecimento. O texto possui, assim, implicações tanto para a interpretação de Marx quanto como contribuição para a teoria do reconhecimento contemporânea.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v21i1p93-98

Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/115985

Palavras-Chave: Marx, Hegel, Honneth, reconhecimento,alienaçã

Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.