“Para além do Princípio de Gênero”: Horkheimer e Adorno sobre o Problema de Gênero e Identificação

v. 22 n. 2 (2017) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Autor: Karin Stoegner

Resumo:

Este artigo investiga o papel do gênero na Teoria Crítica e demonstra como Horkheimer e Adorno se referem de maneira central às relações de gênero quando lidam com o problema da subjetivação, identificação e dominação da natureza. A interpretação de Horkheimer sobre a identificação na primeira infância baseia-se em uma teoria dialética da dominação que envolve uma crítica minuciosa à conceptualização de Freud sobre o complexo de Édipo. Partindo desta interpretação, procuro avaliar uma noção particular de feminilidade enquanto uma construção social que revela o antagonismo social e, simultaneamente, serve como prisma para uma utopia negativa.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v22i2p135-151

Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/138460

Palavras-Chave: relações de gênero, feminilidade, identificaç

Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.