Dominação abstrata ou concepção abstrata? Considerações sobre a teoria crítica do capitalismo de Moishe Postone

v. 23 n. 1 (2018) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Autor: Leonardo Jorge da Hora Pereira

Resumo:

A relevância da tarefa de elaboração de uma teoria crítica do capitalismo adequada aos tempos atuais é central atualmente. Este artigo pretende apresentar, em suas linhas mestras, o trabalho de Moishe Postone e, sobretudo, avaliar até que ponto ele se apresenta como um ponto de partida adequado ao objetivo de compreender e criticar a dinâmica capitalista. Este artigo divide-se assim em duas partes: a primeira visa destacar os aspectos centrais do pensamento de Postone e a segunda procura suscitar alguns questionamentos e críticas acerca tanto da interpretação de Postone sobre Marx quanto, mais geralmente, da sua teorização do capitalismo. 

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2318-9800.v23i1p41-61

Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/144374

Palavras-Chave: teoria crítica,teoria social,capitalismo,Post

Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.