O papel hermenêutico do conceito de totalidade em Theodor W. Adorno

v. 24 n. 1 (2019) • Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Autor: Gabriel Petrechen Kugnharski

Resumo:

O artigo apresenta uma interpretação da função que o conceito de totalidade assume no modelo de dialética desenvolvido por Theodor W. Adorno na década de 1960, sobretudo na obra Dialética Negativa, de 1966. Além dessa obra, outros textos do mesmo período também são examinados, tais como Três estudos sobre Hegel e Capitalismo tardio ou sociedade industrial. Realiza-se também um levantamento das principais posições da literatura acerca dessa questão. O objetivo é sustentar que, embora crítico da totalidade, Adorno retém esse conceito com o intuito de se contrapor às correntes filosóficas dominantes em sua época, sobretudo o positivismo lógico.

Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/152605

Palavras-Chave: Theodor Adorno, Teoria crítica, Totalidade, D

Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.