Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade

Organizada pelo Grupo de Filosofia Crítica e Modernidade (FiCeM), um grupo de estudos constituído por professores(as) e estudantes de diferentes universidades brasileiras, a revista Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade é uma publicação semestral do Departamento de Filosofia da USP que, iniciada em 1996, pretende estimular o debate de questões importantes para a compreensão da modernidade.

Tendo como ponto de partida filósofos(as) de língua alemã, cujo papel na constituição dessa reflexão sobre a modernidade foi – e ainda é – reconhecidamente decisivo, os Cadernos de Filosofia Alemã não se circunscrevem, todavia, ao pensamento veiculado em alemão, buscando antes um alargamento de fronteiras que faça jus ao mote, entre nós consagrado, da filosofia como “um convite à liberdade e à alegria da reflexão”.

v. 25 n. 2 (2020): Edição especial: Dossiê Fichte

Editorial Número especial: Fichte

João Geraldo Martins da Cunha, Jacinto Rivera de Rosales

Da Perfectibilité à Bildsamkeit. A ascendência rousseauniana da antropologia de Fichte

Marco Rampazzo Bazzan, Matteo Vincenzo D'Alfonso

Fichte, Rousseau, perfectibilidade, antropologia, segunda natureza, Bildsamkeit

Bronson Alcott: el impacto de la filosofía de Fichte en el proyecto pedagógico de un trascendentalista americano

Monica Carbo

Fichte, idealismo, transcendentalismo, educação, Alcott

Haveria um lugar conceitual e sistemático para a educação na filosofia de Fichte? Notas sobre o

João Geraldo Martins da Cunha

Fichte, universidade, dedução, tarefa intelectual, Juízo reflexionante

La centralidad de la educación en los Discursos de Fichte

Mariano Lucas Gaudio

Fichte, educação, filosofia, povo, nação

Fichte e o destino do homem

José Manuel Heleno

destiny, education, I, Fichte, morality

Sobre la actualidad de Fichte y su idea de una educación para la libertad

Virginia López-Domínguez

Fichte, Educação, Liberdade, Sábio, Universidade

El problema de la educación en la Staatslehere de 1813

Carlos Aurélio Morujão

Fichte, educação, coerção, ética, política

¿Formación en la debilidad? (Selbst)-Aufhebung y Tú en Novalis, lector de Fichte

Giovanni Panno

Novalis, Fichte, Tu, formação, imaginação

Fichte y Pestalozzi. Sobre la educación del pueblo

Jacinto Rivera de Rosales

Fichte, Pestalozzi, educação, intuição, ação

El cristianismo como educación del género humano en Fichte

Salvi Turró

Fichte, Lessing, filosofia da religião, filosofia da história, cristianismo

Educación al revés de la letra en las Lecciones Sexta y Séptima de los Grundzüge (1806)

Luciano Carlos Utteich

Doutrina da Ciência, Educação, Espírito, Autonomia