TRATADO SOBRE A LUZ: Sobre a reflexão
Série 1 (Suplemento 4) • Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Autor: Christiaan Huygens
Resumo:
Escrevi este Tratado durante minha estada na França, há doze anos. comuniquei-o no ano de 1678 aos sábios que então compunham a Academia Real de ciêncìas, à qual tive a honra de ser chamado pelo Rei. Muitos desses membros, que ainda vivem, poderão lembrar-se de ter estado presentes quando dele fìz leitura e, melhor do que os outros, aqueles dentre eles que se aplicavam particularmente ao estudo das Matemáticas. Destes, não posso citar senão os célebres senhores Cassini, Romer e De la Hire. Embora desde então eu tenha corrigido e alterado muitas passagens,as cópias que dele fiz naquela época poderiam servir de provas de que nada lhe adicionei, a não ser pelas conjeturas relativas à formação do Cristal da Islândia e uma nova observação sobre a refração do Cristal de Rocha. Desejei expor essas particularidades para informar desde que época tenho meditado sobre as coisas [* 2, verso] que publico agora e não para tirar o_ mérito daqueles que, sem haver visto nada do que escrevi, possam se ter encontrado tratando de assuntos semelhantes - como efetivamente ocorreu com dois excelentes geômetras, os senhores Newton e Leibniz, com relação ao problema da forma dos vidros para concentrar os raios, quando uma das superfícies é dada.
Texto Completo: https://www.cle.unicamp.br/eprints/index.php/cadernos/article/view/1143
Cadernos de História e Filosofia da Ciência
Os Cadernos de História e Filosofia da Ciência dirigem-se especialmente ao público interessado nas áreas de Epistemologia, Filosofia da Ciência, Teoria do Conhecimento e História das Ciências. Têm por objetivo central a publicação de artigos e notas originais de pesquisadores nacionais e estrangeiros, traduções de textos concernentes aos temas mais centrais da reflexão filosófica, metodológica e histórica sobre a ciência, e traduções comentadas de textos marcantes do desenrolar histórico dessa reflexão, bem como resenhas nas áreas do conhecimento em que os Cadernos atuam.