Flutuação do ânimo em Espinosa: uma leitura deleuzeana

Cadernos Espinosanos n. 18 (2008) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Valéria Loturco da Silva

Resumo:

Como é possível a mente ser constituída por afetos contrários? Para entender em que circunstâncias acontece a “flutuação do ânimo”, sua ação no campo da imaginação, sua dependência do conatus e da consciência e seu peso ontológico, propusemo-nos à análise do conjunto de proposições que vai da P14 à P18 da parte III da Ética (EIII) de Espinosa. A flutuação do ânimo ocorre por obra da variação do conatus , ou seja, do esforço do indivíduo de perseverar na existência em seu duplo aspecto: mecânico (para manter a relação de movimento e de repouso que o caracteriza) e dinâmico (para aumentar sua potência de agir), cujo desempenho leva à transitividade dos afetos-paixão e da consciência, o que é evidenciado na leitura deleuzeana.

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/89330/92205

Palavras-Chave: flutuação do ânimo,conatus,esforço, potência

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.