Figuras de conceito. Sobre a linguagem em Merleau-Ponty

Cadernos Espinosanos Merleau-Ponty e o Grande Racionalismo n. 20 (2009) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Júlio Miranda Canhada

Resumo:

Merleau-Ponty utiliza com freqüência em seus textos a figura da metáfora. À primeira vista, esse recurso teria papel funcional, ou seja, serviria para dizer de outra maneira, por meio de imagens, o mesmo referente. No entanto, estando ausente o ideal de representação e, portanto, ausente a referência objetiva, a figura da metáfora deverá ser compreendida, em Merleau-Ponty, não como ilustração acessória, mas como um uso da linguagem que modifica seu estatuto referencial. Ao conceber metaforicamente a linguagem da filosofia, Merleau-Ponty incorpora um procedimento próprio à narrativa literária, o que faz ver de que maneira estão relacionadas em sua obra filosofia e literatura, tanto no que diz respeito ao seu arranjo textual, quanto no diz respeito ao tema filosófico da linguagem.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2009.89356

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/89356

Palavras-Chave: Metáforas, Linguagem,Signo,Literatura

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.