Heidegger e Leibniz: a abertura do conceito de Mônada

Cadernos Espinosanos n. 21 (2009) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Cristiano Bonneau

Resumo:

Este texto trata da reflexão heideggeriana sobre o conceito de mônada em Leibniz e suas determinações. Os apontamentos de Heidegger sobre o ser a partir do pensamento leibniziano promovem uma abertura fundamental da mônada, trazendo entre outras conseqüências, o perspectivismo e a idéia do ente enquanto pulsão. A limitação ontológica da mônada e sua capacidade de movimentar-se a partir de si mesma resultam em uma noção de representação e delineiam os contornos do ente. Esta discussão intenta demonstrar as possibilidades de compreensão do conceito de mônada partindo das reflexões de Heidegger sobre A determinação do Ser do Ente segundo Leibniz

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2009.89375

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/89375

Palavras-Chave: Heidegger, Leibniz,mônada

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.