A crítica do jovem Schelling à teologia de Tübingen no contexto da querela do panteísmo

Cadernos Espinosanos n. 24 (2010) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Ulisses Razzante Vaccari

Resumo:

O texto procura reconstruir os principais momentos da crítica de Schelling à chamada teologia ortodoxa de Tübingen. Em sua correspondência com Hegel, bem como em seus textos de juventude, Schelling procura mostrar ao amigo por que essa sua crítica à teologia se liga ao fato de ele ter “se tornado um espinosista”, o que insere o debate na chamada querela do panteísmo, iniciada pelo livro de Jacobi sobre Espinosa. Embora, em sua maior parte, siga o caminho de Fichte na interpretação da obra de Jacobi, Schelling ousa ir além do autor da Doutrina-da-ciência ao igualar Deus ao eu absoluto.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2010.89424

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/89424

Palavras-Chave: Filosofia,Teologia,Teoria da revelação,Postu

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.