A Dificuldade na leitura de o Capital de Marx: a posição althusseriana

Cadernos Espinosanos Número Especial n. 25 (2011) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Fernando Bonadia de Oliveira

Resumo:

As dificuldades que envolvem a leitura e compreensão de O Capital de Karl Marx são consideradas por Louis Althusser em seu prefácio à edição francesa desta obra. Este artigo tem como objetivo investigar o problema da dificuldade na leitura do livro de Marx, a partir de uma análise da recomendação althusseriana, segundo a qual se deve iniciar a leitura de O Capital deixando de lado, a princípio, sua seção primeira. Posteriormente, será mostrado como o próprio filósofo alemão aborda as dificuldades de compreensão de sua obra e de que forma é possível rever a recomendação do filósofo contemporâneo francês.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2011.89434

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/89434

Palavras-Chave: Louis Althusser, Karl Marx, O Capital (1867),

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.