A vida entre desejo e criação: Renaud Barbaras leitor crítico de Bergson

Cadernos Espinosanos n. 27 (2012) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Débora Morato Pinto

Resumo:

Apresentamos aqui o entrecruzamento de duas filosofias da vida, a de Renaud Barbaras, tema central desse texto, e a da Henri Bergson, que preside o ponto de vista a partir do qual nos interessamos pela fenomenologia contemporânea. Nosso objetivo é expor, de uma forma geral, como a diferença com Bergson desempenhou papel relevante na constituição da obra de Barbaras. Mais explicitamente, buscamos pontuar as referências do livro Le Désir et la Distance a Bergson e mostrar como as críticas à teoria da vida como criação foram incorporadas por essa proposta original, filiada à escola fenomenológica e inspirada sobretudo por Merleau-Ponty, que entrelaça percepção e vida através do desejo. Apontamos também alguns ganhos que a leitura de Matéria e Memória, especialmente da teoria da percepção pura ali desenvolvida, recebe do confronto com a fenomenologia de Barbaras.

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2012.89466

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/89466

Palavras-Chave: Percepção, Vida,fenomenologia,Desejo, Criação

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.