DELEUZE E CHAUI: LEITURAS PARALELAS SOBRE A ÉTICA DE ESPINOSA

Cadernos Espinosanos nº29 (jul-dez 2013) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Bárbara Lucchesi Ramacciotti

Resumo:

Neste artigo pretendemos verificar em que medida as leituras de Deleuze e de Chaui  nos ajudam a compreender a Ética de Espinosa como uma inovadora filosofia prática ou filosofia da práxis. O forte nexo entre teoria e prática tem sido enfraquecido por muitas leituras que defendem a tese do “paralelismo espinosano”, pois atribuem um privilégio do atributo pensamento em relação à extensão, isto implicaria em um privilégio da teoria em relação à prática e à experiência. As leituras de Deleuze e de Chaui, ao contrário, sublinham que a originalidade das teses teóricas da Ética reside em sua necessária aplicação prática, portanto na inseparabilidade entre teoria e prática, pensamento e extensão, mente e corpo, tipos de conhecimento e modos de vida. Ambos propõem outra interpretação da tese nuclear do paralelismo na filosofia de Espinosa. Desdobramos a pesquisa em três tópicos: 1) leitura de Deleuze: Éticaenquanto filosofia prática; 2) problema do paralelismo: as diferentes leituras; 3) leitura de Chaui: Ética enquanto filosofia da liberdade. 

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2013.82746

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/82746

Palavras-Chave: Espinosa,ética,Deleuze,Chaui, Paralelismo,Fil

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.