Espinosa e Nietzsche: conhecimento como afeto ou paixão mais potente?

Cadernos Espinosanos n. 31 (2014) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Bárbara Lucchesi Ramacciotti

Resumo:

Nietzsche declara em uma carta de 1881 que sua filosofia e a de Espinosa partilham de uma “idêntica tendência geral”, resumida na fórmula: “fazer do conhecimento o afeto mais potente”. Contudo, em anotações do mesmo período da carta declara que se para Espinosa o conhecimento é um afeto para ele o conhecimento é uma paixão. O que significa, em Espinosa, definir o conhecimento como afeto e, em Nietzsche, o conhecimento como paixão? Para responder a esta questão delimitamos dois objetivos. Primeiro: compreender porque Espinosa define na Parte V da Ética o conhecimento de terceiro gênero como o afeto mais potente e não um paixão. Para tanto, precisamos verificar: 1. a distinção entre os termos paixão e afeto no contexto da teoria dos afetos (Parte III); 2. a relação entre a teoria dos três gêneros do conhecimento (Parte II) e a teoria dos afetos (Parte III). Segundo: examinar o que significa, para Nietzsche, o conhecimento como paixão. Delimitamos essa pesquisa aos textos do período da carta tendo por fio condutor as expressões: “paixão do conhecimento” (Erkenntniß der Leidenschaft) e “nova paixão” (neue Leidenschaft).

DOI: : https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2014.82438

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/82438

Palavras-Chave: Conhecimento,Afeto, Paixão, Espinosa, Nietzsc

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.