Verdade, expressão e contingência em Leibniz

Cadernos Espinosanos n. 31 (2014) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Chaianne Maria Faria

Resumo:

O trabalho pretende abordar as relações entre a doutrina coerentista da verdade tal como concebida por Leibniz e os limites que esta aparentemente impõe à possibilidade de se dizerem contingentes os eventos que têm lugar no universo e o próprio mundo enquanto sistema geral de fenômenos. Nosso principal objetivo será analisar como é possível compatibilizar esses dois aspectos capitais da filosofia leibniziana a partir da teoria da expressão, uma vez que precisamente nesta teoria reside a principal condição de constituição das noções completas às quais inerem os acontecimentos, e, por conseguinte, o mundo. Com efeito, muito embora seja tributária da concepção de verdade como inclusão, a teoria dos conceitos individuais completos não se deixa explicar exaustivamente pela doutrina coerentista, uma vez que a própria completude de tais conceitos depende de sua pertença a um conjunto de compossíveis em relação aos quais mantém uma série de relações de expressão. E é precisamente dessas relações de entre-expressão que acreditamos derivar a infinidade de circunstâncias integrantes das noções individuais, as quais tornam esses seres inexplicáveis em termos estritamente lógicos, e as quais, portanto, são a raiz da natureza contingente da maior parte das predicações relativas a indivíduos

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2014.87688

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/87688

Palavras-Chave: noção completa,contingência, infinito,express

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.