A POLÍTICA E O CAMPO DAS APARÊNCIAS EM MAQUIAVEL E VICO

Cadernos Espinosanos Maquiavel e Espinosa n. 32 (2015) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor:

Resumo:

A relação entre política e aparência desenvolvida por Maquiavel no Príncipe tem sido vista como uma chave de leitura fundamental da obra do pensador florentino.  Maquiavel teria mostrado que é condição da política desdobrar-se na aparência, ou seja, na dimensão simbólica do imaginário coletivo. Esta mesma relação também é colocada de modo emblemático pelo filósofo napolitano Giambattista Vico, autor raramente citado quanto à recepção de Maquiavel, mas que explora ou retoma temas afins. A questão é saber até que ponto Vico segue pela via aberta por Maquiavel ou dela se afasta. Portanto, é o percurso e a direção desta retomada que gostaria de indicar neste trabalho, tendo em vista que, tanto Vico quanto Maquiavel, dialogam com a antiga tradição filosófica que, de Platão a Plutarco, já discutia o assunto.

DOI: : https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2015.102690

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/102690

Palavras-Chave: Vico,Maquiavel,aparência, política, Platão,Pl

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.