A TEMPORALIDADE DA PERCEPÇÃO EM LEIBNIZ

Cadernos Espinosanos Leibniz n. 34 (2016) • Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

Autor: Sacha Zilber Kontic

Resumo:

o afirmar que o tempo é um continuum, Leibniz não pode considerar a percepção como uma simples sucessão de estados perceptivos. Pelo contrário, é necessário que haja uma continuidade de natureza entre esses diversos estados que se deva unicamente a espontaneidade da Mônada.  A diferença entre as percepções da Mônada não pode se dar, entretanto, no conteúdo que ela representa, pois ela representa sempre uma mesma multiplicidade, ou seja, o universo tal como ele existe na mente divina, a partir de seu ponto de vista particular. O presente artigo visa examinar como Leibniz concilia a temporalidade da percepção, que se deve à sucessão espontânea dos estados da Mônada, com o caráter eterno da realidade que ela representa a todo o momento.   

DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2447-9012.espinosa.2016.116953

Texto Completo: http://www.revistas.usp.br/espinosanos/article/view/116953

Palavras-Chave: Leibniz, Tempo, Percepção, Eternidade,Apetiçã

Cadernos Espinosanos - Estudos sobre o século XVII

O objetivo dos Cadernos Espinosanos é publicar semestralmente trabalhos sobre filósofos seiscentistas, assim como leituras contemporâneas a respeito do pensamento destes, constituindo um canal de expressão dos estudantes e pesquisadores do Departamento de Filosofia da USP e de outras instituições brasileiras e estrangeiras.

Serão aceitos artigos e ensaios originais, traduções e resenhas que possam contribuir com o acervo sobre a filosofia moderna.

The aim of this journal is to published every semester works on seventeenth-century philosophers, as well as contemporary readings about the thought of these, constituting a channel of expression of students and researchers from the Department of Philosophy at USP and other Brazilian and foreign institutions.

Articles and original essays, translations and reviews that may contribute to the early modern philosophy research will be accepted.